SINPREFI AGUARDA RESPOSTA DO MUNICÍPIO SOBRE PEDIDO DE RETORNO IMEDIATO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CEDIDOS
O SINPREFI encaminhou ofício à SMED pedindo o retorno dos profissionais da educação aos locais de lotação. O documento foi elaborado a partir dos pedidos dos próprios profissionais em reunião realizada no dia 28 de julho, com a interação de mais de 20 profissionais da educação que estão cedidos para outras unidades de ensino ou para outras secretarias. A pauta principal foi a cedência sem previsão de retorno ao local de lotação.
Em março, SINPREFI e SISMUFI procuraram a secretaria de educação de Foz para esclarecimentos sobre a questão das cedências. No momento, a secretária de educação, Maria Justina disse já havia ocorrido o remanejamento de agentes de apoio entre CMEI´s e que estavam priorizando unidades escolares próximas ao endereço de residência deles, caso fosse necessário o remanejamento.
Na ocasião, a diretora de Educação Infantil, Luciana Moreira, alegou que a medida está amparada na Lei 173 (Lei da Pandemia). De imediato, SINPREFI E SISMUFI fizeram um documento pedindo que a SMED oficializasse todas as cedências. Além disso, que em cada caso de cedência estivessem registradas informações como: o novo local de atuação provisória, quanto tempo o agente ficará cedido, quais funções assumirá, entre outras. Segundo informações compartilhadas pelos próprios profissionais cedidos, nada disso ocorreu.
A falta de professores e profissionais da educação condizente com a demanda real, problema antigo da educação municipal de Foz, contribui com este cenário. Segundo informações compartilhadas pela secretária de educação, foi feito pedido de mais contratações, porém o processo está parado na administração.
A maioria dos profissionais que estavam na reunião demonstraram vontade de retornar ao local de lotação. As situações de cedências relatadas são: de CMEI para CMEI, de CMEI para escola, de CMEI para Secretaria de Saúde, de CMEI para Defesa Civil. Na conversa, houver relatos, inclusive, de professores de estão cedidos para outro local e que na unidade de ensino de origem, a turma de alunos retornou às aulas, porém com outro professor.

O SINPREFI elaborou um documento oficial à SMED pedindo o retorno dos profissionais da educação aos locais de lotação. O documento foi montado a partir da demanda e dos pedidos dos profissionais.

A reunião foi via plataforma Zoom, no dia 28 de julho e contou com a interação de mais de 20 participantes. O registro de presença foi feito através do preenchimento do formulário on-line.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *