O SINPREFI promoveu reunião on-line com a secretária municipal de Educação, Maria Justina da Silva, na manhã de hoje, a partir de uma série de pedidos de ajuda e de dúvidas encaminhas por profissionais da rede municipal de ensino. A plataforma escolhida foi a mesma utilizada há meses para reuniões on-line, o Meet (Google). A escolha foi feita com base na média de participação nas reuniões, que gira em torno de 70 profissionais. Hoje, excepcionalmente, o interesse foi maior e, como a plataforma tem número limitado de participantes, nem todos puderam participar. O SINPREFI agradece o interesse de todos e informa que o vídeo da reunião on-line com a secretária da Educação, Maria Justina será disponibilizado para todos os filiados nos canais de comunicação do sindicato (FanPage, Youtube e listas e grupos de WhatsApp). As adequações necessárias serão feitas para as próximas reuniões para permitir a participação efetiva de todos. Se ainda houver alguma dúvida não esclarecida no vídeo, basta manifestá-la nos comentários que faremos os encaminhamentos necessários.
Sobre a reunião, iniciamos tratando da questão dos professores que precisam preencher o livro de chamada digital – recurso implantado recentemente pela SMED. “Gostaria que vocês dessem esclarecimentos sobre isso,” disse a presidente do SINPREFI, Marli M. de Queiroz, “porque temos recebido muitos telefonemas de professores desesperados porque estão com dificuldade para preencher os livros digitais e cumprir os prazos.”
A secretária de Educação contextualizou que, em maio do ano passado, foi feito o pedido ao governo do Estado para implantação do Livro de Registro de Classe On-line em Foz. “Era uma vontade, um sonho que tínhamos que fosse implantado o livro digital para deixar de usar o livro físico,” comentou Maria Justina, “para não ter que trocar página quando erra uma palavra, uma nota equivocada e todo transtorno do livro físico.”
Segundo ela, Foz do Iguaçu tem liberação para adotar o livro digital, inicialmente, para as escolas em 2020 e com pedido para implantação nos CMEIS´s em 2021. O que complicou o andamento, na avaliação da secretária, é que a liberação veio neste momento da pandemia diante de um contexto que tem exigido muito esforço dos professores. Por outro lado, no posto de vista dela, há tantas atividades sendo feitas de forma on-line que essa nova ferramenta se inclui na nova realidade.
“É necessário um esforço maior agora para todos aprendermos,” apontou a secretária de Educação. Ela explicou que houve formação com os coordenadores para que eles repassem as informações aos professores e façam acompanhamento de necessidades individuais quando necessário.
Maria Justina pediu que os professores mantenham a calma e procurem apoio dos coordenadores e até da secretaria de Educação, se for necessário, pelos telefones fixos. Ela garantiu que casos pontuais serão analisados individualmente.
Escala de trabalho nas unidades
Maria Justina também abordou a questão das escalas de trabalho nas unidades escolares e disse que optou por deixar cada unidade escolar se organizar da maneira como os diretores, coordenadores e profissionais consideram mais adequada, levando em conta profissionais que têm doenças mais graves e as necessidades individuais de cada um.
Pesquisa para retorno do 5º ano com reforço
Em relação à pesquisa aplicada pela SMED sobre um possível retorno às aulas a partir do Decreto Estadual que permite que as atividades extracurriculares poderiam ser retomadas. “Nestas atividades entram o reforço, as salas de apoio à aprendizagem,” explicou a secretária Maria Justina. Ela justificou que, diante disso, a decisão foi consultar professores e pais para unir esses dados ao posicionamento do setor de saúde do município e então tomar um posicionamento.
Normativa de distribuição de turmas
Sobre a normativa de distribuição de turmas, a diretora da SMED Eliziane Diesel Rodrigues explicou que foi concluído processo de instrução normativa de transferência e que estão compilando sugestões das unidades escolares para, provavelmente, semana que finalizarem a minuta. Depois isso, o documento será apresentado ao Conselho Municipal para apreciação.
Você pode conferir a reunião na íntegra pelos links:
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.