No início da tarde da última sexta-feira (11), se reuniram na APAE, a presidente do SINPREFI, Maria Rice, a diretora pedagógica do sindicato, Elaine Ribeiro e um grupo de professoras da instituição para tratar de assuntos específicos dos servidores da educação especial.

As professoras apresentaram insatisfação com a revisão do Plano de Carreira do Magistério, afirmam que não há artigos específicos que amparem as necessidades dos educadores das instituições que atendem alunos com especialidades severas.

Os principais apontamentos feitos pelas professoras da APAE foram: cursos de formação oferecidos de maneira muito restrita; falta de pagamento da gratificação para professores, supervisores e diretores dessa área; ausência do prêmio (IDEB) pelo desempenho dos alunos (como acontece nas escolas regulares) e implementação de um concurso de Ensino Fundamental com modalidade específica para educação especial.

As educadoras relataram que muitas professoras tiveram dificuldade em se inscrever nos cursos de formação oferecidos pela SMED e, por consequência, tiveram de procurar cursos pagos. Por outro lado, algumas comentaram que orientações e reuniões feitas dentro da escola foram deferidas pela Secretaria de Educação. Também pediram ao sindicato que leve para a SMED os pedidos de deferimento dos cursos que fizeram pelo Estado.

Insistiram por equiparação salarial com as escolas regulares. Uma professora contribuiu dizendo que, “como o município não tem escolas públicas especiais, tem a obrigação de fazer aporte para os profissionais que atuam nas ONG’s.” Em relação aos outros reajustes salariais, consideram que necessitam de igualdade as demais profissionais da educação para que não diminuam as pessoas interessadas em atuar na educação especial.

Além disso, Elaine Ribeiro afirmou perante o grupo que “a lei é bem clara, quem é da Educação Especial não pode ter perdas” e concluiu pedindo que as professoras se encaminhem até a sede do sindicato, com os holerites, para que sejam calculadas as referências.

A presidente do SINPREFI, Maria Rice, juntamente com a diretora pedagógica, Elaine Ribeiro, se comprometeram em levar para a SMED os assuntos que foram tratados na reunião para serem analisados.

#SINPREFI #APAE

Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.