Na tarde desta terça-feira (02), a partir das 14h, reuniram-se na Sala de Conselhos da SMED os integrantes da Comissão de Revisão do Plano de Carreira do Magistério e do Fórum Municipal Permanente de Educação para tratar de ajustes relacionados ao plano. As revisões tiveram início a partir das Assembleias Regionais convocadas pelo SINPREFI este ano. Desde então, os apontamentos feitos pelos profissionais da educação do município têm passado pelo crivo da comissão.

Fabiano Severino, representante da APP-Sindicato/Foz no Fórum Municipal Permanente de Educação – educador que auxiliou na elaboração do Plano de Carreira do Magistério em Foz – encabeçou a reunião de ontem. Ele fez apontamentos sobre tabelas de cargos e salários; a necessidade de realização de um seminário de formação para todos os professores e profissionais da educação; e a questão da durabilidade do Plano de Carreira do Magistério, independentemente da revisão feita a cada dois anos.

Carmo Bráz de Oliveira, presidente do Fórum Municipal Permanente de Educação e membro da Comissão de Revisão do Plano, afirmou que concorda com a revisão “bem detalhada, sem pressa, levando em conta a carreira a longo prazo que o profissional precisa estabelecer”.
A presidente do SINPREFI, Marli M. de Queiroz participou da reunião ao lado da ex-presidente da entidade, Maria Rice – que vinha acompanhando os trabalhos da comissão.

A decisão final foi marcar um seminário de debates no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, com local ainda a definir, para que seja explicado: o que é, de fato, um plano de carreira; para que serve; quais as possibilidades que prevê e “deixar claro que não é apenas uma tabela salarial,” conforme explicou Fabiano Severino.

Além disso, ficou pré-definido que, no dia 10 de novembro, será realizada Assembleia Geral com os professores e profissionais da educação do município para a finalização da revisão do Plano de Carreira do Magistério e encaminhamento para o Executivo.

Juntamente com o debate sobre o Plano de Carreira do Magistério ocorreu Audiência Pública convocada pelo Fórum Municipal Permanente de Educação, objetivando a representação das universidades públicas no Fórum, sendo que para a suplência da professora Janaína Almeida, da Unioeste, duas professoras da Unila demonstraram interesse, sendo: professora dra. Jorgelina Ivana Tallei e professora dra. Juliana Franzi. Ambas estarão representando a Unila no Fórum, revezando na participação das reuniões e ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *