SINPREFI PROMOVE VIDEOCONFERÊNCIA COM CANDIDATOS AO CARGO DE VEREADOR QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU
Oito dos 16 candidatos da Educação Pública Municipal (incluindo uma aposentada) participaram da videoconferência realizada ontem (06), às 16h, pelo SINPREFI para defender as propostas que elaboraram em relação à nossa categoria. No total, quase 60 pessoas acompanharam a iniciativa on-line.
Na abertura, Viviane Jara Benitez (diretoras de políticas sindicais do SINPREFI), explicou o intuito da videoconferência: “Apresentar para a categoria dos profissionais da Educação Municipal quem são os colegas que se colocaram à disposição neste pleito para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores”.
Ela relembrou episódios em que os profissionais da Educação precisaram do apoio dos vereadores e disse que “ter pessoas que se empenham e conhecem a realidade é muito importante para nós como servidores”.
Pontualmente, a diretora do SINPREFI comentou sobre a falta de apoio dos vereadores na votação do aumento da contribuição previdenciária para os servidores (todos os atuais vereadores votaram a favor do aumento e contra os servidores). Também relembrou a votação em relação à ideologia de gênero, quando a maioria, na Câmara, criou uma lei que nem fazia muito sentido ou tinha relação com a realidade do município.
Para Viviane Jara Benitez, nestes dois anos da atual gestão à frente do SINPREFI, ficou clara a falta de conhecimento por parte dos vereadores em relação à Educação Municipal. “Entre vocês”, disse ela, “temos pessoas que conhecem nossa realidade e que podem defender tanto os interesses da Educação Pública quanto dos servidores.”
Em seguida, cada um dos candidatos teve cinco minutos para se apresentar e expor as propostas e projetos que elegeram como prioritários. Depois, o debate foi aberto aos profissionais da Educação que se inscreveram antecipadamente para participar da videoconferência e fazer perguntas. Nossos colegas questionaram sobre abertura de um espaço de apoio a cultura e às artes; atuação social e ações de interesse público de que os candidatos já participaram; prioridades em relação à Educação; propostas para os demais profissionais da Educação, além dos professores; saúde dos profissionais; transporte público; Olimpíadas do Saber; recuperação da economia do município pós-pandemia; cultura afro e desconto da hora-atividade para professor de atestado.
Quando a videoconferência passou das duas horas, a diretora sindical recomendou que os candidatos se colocassem à disposição para responder as perguntas que ainda houvesse separadamente. O vídeo completo dessa videoconferência está disponível no link:
Amanhã (08), às 16h, o SINPREFI inicia a rodada de videoconferências com os candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu. A primeira atividade será com o candidato a prefeito Luiz (PT), primeiro a confirmar a participação. Os próximos candidatos já confirmados são:
20.10 – Nelton Friedrich (PDT)
22.10 – Diego Carvalho, candidato a vice-prefeito de Aneocir José (PC do B)
27.10 – Ranieri Alberton Marchioro (PRTB)
29.10 – Chico Brasileiro (PSD)
Os candidatos a vereador que são servidores da Educação Municipal parabenizaram SINPREFI pela iniciativa de promover esses debates de propostas relacionadas com a educação do município, mesmo que de forma on-line. E, nós, agradecemos a todos os filiados e educadores que estão envolvidos com a iniciativa.
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.