Diretores do SINPREFI e do SISMUFI estiveram hoje (28), no Protocolo Geral e na Prefeitura, em busca de resposta relacionada à negociação da data-base dos servidores municipais, incluindo os da Educação.
Desde que o SINPREFI retornou às atividades, no início deste ano, a diretoria tem se preocupado em abrir as negociações relacionadas à data-base – historicamente negociada em maio. Consideramos que há alguns ajustes necessários que demandariam de mais tempo de análise e debates.
Por isso, ainda em fevereiro protocolamos a Pauta de Reivindicações para apreciação do Executivo Municipal, tendo como um dos itens que a revisão da data-base seja calculada com base no IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) assim como o IPTU e, não, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
No dia 05 de fevereiro de 2020 a presidente do SINPREFI, Marli Maraschin de Queiroz, protocolou o ofício nº 02/20 solicitando reunião com o prefeito Chico Brasileiro para dar continuidade às negociações condizentes às reivindicações dos Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu. A reunião foi realizada no dia 31.03, quando foi apresentada a justificativa que, devido ao contexto incerto causado pela pandemia do Novo Coronavírus, as negociações ficariam suspensas.
Mesmo assim, no dia 27 de abril de 2020, o SINPREFI requisitou por meio do Ofício 027/20 que, nesse período de pandemia, os profissionais da educação tivessem seus direitos básicos garantidos para manter sua subsistência e da família. Nosso sindicato segue insistindo para que direitos sejam resguardados.