SINPREFI ASSINA DOCUMENTO ENTREGUE AO DIRETOR-GERAL BRASILEIRO DA ITAIPU
O documento assinado pela presidente do Sindicato dos Professores e Profissionais da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (Sinprefi), Viviane Dotto, é pautado com proposições para a implantação e/ou aperfeiçoamento de políticas públicas gerais que atendam as necessidades da população econômica e socialmente menos favorecida de Foz. As proposições sugeridas pretendem contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do município, com impactos também em toda a região de abrangência da Itaipu.
A entrega do documento ao diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, foi feita na noite da última segunda-feira (24), na sede recreativa do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu.
Elaborado por vários sindicatos e movimentos sociais de Foz e região, o documento contempla necessidades que envolvem: economia; Emprego e Renda; Educação; Saúde; Infraestrutura; Turismo; Meio Ambiente e Mobilidade Urbana; Regularização Fundiária Urbana; Transporte; Assistência Social; Habitação; Cultura; Juventude; Infraestrutura; Mobilidade Viária; Direitos Humanos e Justiça.
O documento tem quinze páginas, ressaltando o que se refere à educação estão os seguintes pontos:
“Educação: A cidade possui uma estrutura educacional razoavelmente desenvolvida, com escolas públicas e privadas, além de instituições de ensino superior. No entanto, o desafio educacional persiste, especialmente em relação à oferta de oportunidades educacionais em tempo integral para toda a Rede Municipal de Ensino. Há uma demanda por Centros Municipais de Educação Infantil, uma vez que atualmente há falta de vagas para todas as crianças do município.
– Período integral de ensino para os estudantes da Rede Municipal;
-Mais vagas em Centros de Educação Infantis (CMEIs) do município.
– Qualificação profissional: investimentos em Educação e capacitação profissional são necessários para preparar a mão de obra local e atender às demandas do mercado de trabalho. É importante promover programas de formação técnica e profissionalizante, além de parcerias com instituições de ensino, para qualificar os trabalhadores e aumentar suas chances de empregabilidade.
– Redução das desigualdades sociais: Foz do Iguaçu também enfrenta desafios em relação à desigualdade social. É importante implementar políticas públicas voltadas para a redução das disparidades sociais, garantindo oportunidades igualitárias de acesso à Educação, saúde, moradia e emprego para todos os cidadãos.
Itaipu Inovadora
Para a consecução dos planos, é vital a participação da Itaipu em programas e projetos que tanto são necessários em Foz do Iguaçu, principalmente, em razão de que os recursos próprios disponíveis para investimento nos cofres municipais são inexistentes (do Orçamento Municipal, dentre outras despesas, estima-se, o comprometimento com gastos de folha do funcionalismo é de 54%, outros 25% na Educação e mais 34% na Saúde – 113% do Orçamento anual, ou seja, nos últimos anos há um déficit de, pelo menos, 13%).
Essas, avaliamos, são algumas das principais necessidades socioeconômicas de Foz do Iguaçu, para as quais nos propormos somar com a Itaipu, em esforços conjuntos aos do governo local, instituições, setor privado e outros setores da sociedade civil organizada, para promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população, em especial a mais carente.”
As demandas educacionais propostas vêm de encontro ao que o Sinprefi defende. Para a presidente do Sinprefi, Viviane Dotto, é motivo de felicidade fazer parte desta parceria. Ela declarou: “Sabemos que a revitalização da nossa cidade também impacta na educação, e pode ser um impulso a mais para que possamos trabalhar o pertencimento, o amor e cuidado com nosso município.” Desejamos que esta parceria seja próspera e as demandas propostas, rapidamente atendidas.