SEGURANÇA NAS ESCOLAS E CMEI’S FOI PAUTA DA REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL COM AS LÍDERES SINDICAIS

 

 

Diretoras do SINPREFI debateram na tarde da última quinta-feira (27), a segurança nas Escolas e CMEI’s de Foz. O convite foi feito pelo vereador Edivaldo Alcântara (PTD) e contou com a presença do secretário de segurança pública do município, Coronel Jahnke, do vereador João Morales (UNIÃO) e de assessores. A reunião foi na sala das Comissões, na Câmara Municipal de Foz.

 

Coronel Jahnke anunciou a implementação do Projeto “Escola Segura” para o início do ano de 2023. Segundo o secretário, o projeto propõe um reforço na segurança das instituições de ensino do município, através do sistema de videomonitoramento, com câmeras e alarmes conectados a uma central de controle. “Ficarão locais mais seguros para crianças e professores”, afirmou Jahnke. O secretário também afirmou que a pasta da Educação tem previsão de orçamento para a implementação do projeto.

 

A presidente do SINPREFI, Viviane Jara Benitez questionou o secretário de segurança sobre os seguintes pontos:

– Quem será responsável pelo controle desse sistema de videomonitoramento?

– Não há “Controlador de acesso” nas unidades de ensino, existe planejamento para a criação deste cargo ou realocação de servidores, já que essa demanda fica para coordenadores, diretores ou secretários?

– Sobre os Agentes Patrimoniais lotados na SMED, que não estavam atuando nas unidades de ensino, como ficará a readequação da remuneração, uma vez que foram usados recursos da educação para o pagamento de salários?

Em resposta, o secretário de segurança esclareceu que uma equipe deverá ser formada para realizar o monitoramento, que ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação. Jahnke defendeu que alguns questionamentos são da atribuição da secretária de educação, Maria Justina e que não poderia responder. Quanto aos 26 Agentes Patrimoniais, disse que retornaram na última sexta-feira (21) para a SMED.

 

As líderes sindicais ressaltaram a ausência de um representante da Secretaria de Educação na reunião para que a pauta fosse debatida com êxito.

 

O SINPREFI irá aguardar o agendamento de uma reunião entre a Comissão de Educação da Câmara e a secretária Maria Justina para um debate mais completo e fundamentado em relação a segurança nas unidades de ensino da rede municipal. Bem como, reunião específica para tratar da lotação de Agentes Patrimoniais na SMED.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *