PSICÓLOGA FALA SOBRE SINTOMAS DE ANSIEDADE EM ATIVIDADE PROMOVIDA PELO SINPREFI EM PARCERIA COM A UNIOESTE
A terceira atividade com a psicóloga Edna Azevedo envolveu reflexões e diálogos sobre “Ansiedade: suas manifestações psíquicas/somáticas e as implicações na vida do sujeito”. A atividade coletiva on-line organizada pelo grupo de extensão: “Mediar, Educar, Ensinar, Cuidar e Imaginar a Infância”, em parceria com o SINPREFI, foi realizada na última sexta-feira (09), pelo Google Meet.
A professora Flávia Anastácio (Unioeste) fez a acolhida e passou alguns recados sobre a certificação para quem participou das oficinas e para quem mediou falas.
Viviane Jara Benitez, diretora de políticas sindicais do SINPREFI, avisou sobre a lista de presença disponível no chat da plataforma e orientou os participantes educadores municipais a responderem a pergunta: Você tem interesse em participar de uma Roda de Conversa de grupo para promoção da saúde mental?, no final da lista. Também convidou os participantes a se inscreverem no Simpósio que será nos dias 15 e 16 de outubro, sobre: “Direito à Educação: as garantias fundamentais para o ensinar e para o aprender”. Viviane citou o resultado de umas das questões do questionário realizado pelo SINPREFI com os professores e profissionais da educação do município, em que 1/3 dos participantes respondeu que havia sentido ansiedade.
Incompletude do ser humano foi a abordagem inicial da psicóloga Edna Azevedo contextualizando a busca, constante, do ser por algo. Edna enfatizou que esse ciclo aumenta a insatisfação pessoal e que isso é algo natural.
Em uma de suas falas a psicóloga chamou à reflexão: “Você é ansioso? Ou você está passando por um momento de ansiedade?” E continuou: “Existem diferenças entre essas situações. Talvez você esteja apenas passando por um momento de ansiedade. Importante identificar a situação para tomar um posicionamento.”
Edna fez uma abordagem geral sobre o assunto, esclarecendo mitos e verdades. Exemplificou:
Ansiedade = algo sentido em excesso, algo que está transbordando.
Algumas manifestações psíquicas da ansiedade:
– Pensamento acelerado
– Dificuldade de concentração
– Insônia
Segundo a psicóloga Edna Azevedo, psicóloga psicanalista, as manifestações podem surgir por algo concreto, representado por um objeto (rato, barata…), pode também ser relacionadas à algum fato, ou a algo solto que se está sentindo, mas não consegue identificar. Essas manifestações fazem o corpo liberar alto grau de energia psíquica.
Algumas manifestações sintomáticas da ansiedade:
– Diarreia
– Fortes dores de cabeça
– Náusea
– Falta e ar
– Respiração forte demais
– Tremores
– Fala acelerada
– Agitação corporal (roer unhas, balançar as pernas)
“Mente e corpo ficam o tempo todo tentando um equilíbrio. Ou libera energia demais ou de menos. Essa disputa gera ansiedade. Quando sai da mente e vai para o corpo”, disse a psicóloga. Edna Azevedo falou também sobre felicidade: “A felicidade está sim nas conquistas, mas não paralisa lá. Por isso, ser feliz hoje comendo pipoca, tomando um chá com alguém, realizando pequenas coisas, isso já é felicidade.”
Tratamento para ansiedade
A psicóloga orientou que a primeira indicação é procurar um médico para assim identificar se o problema é biológico ou emocional. Em alguns casos de ansiedade é necessário medicação para controlar os sintomas. Se aquele sintoma for tratado momentaneamente sem tratar a causa, ele vai voltar. Por isso, acompanhamento psicológico e medicação devem andar juntos.
No final de sua fala, Edna abriu para dialogarem. No total, 46 participantes acompanharam a atividade.
Pela diretoria do SINPREFI participaram da atividade Marli Maraschin de Queiroz (presidente), Ivete Ana Frizon (diretora de previdência e aposentados) e Viviane Jara Benitez.
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.