PREFEITURA TORNA PÚBLICA A DATA DE POSSÍVEL RETORNO ÀS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: SINPREFI PRESSIONA PELA VACINA
Em entrevista, na Rádio Cultura, a secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina anunciou a provável data da retomada das aulas no modelo híbrido (presencial + remota). Em resposta a jornalista Cida Costa, Justina disse: “A data prevista para a retomada das aulas da rede municipal com alunos é 01 de março de 2021. Definimos essa data e não 18 de fevereiro por Foz do Iguaçu ser uma cidade turística que possivelmente receberá muita gente no feriado de Carnaval. Então, do feriado até dia 01 de março teremos, pelo menos, 10 dias de intervalo para avaliar os efeitos. E sempre em contato com o pessoal da saúde.”
A preocupação do SINPREFI é que de acordo com o cronograma de vacinação contra a COVID-19 no município até essa data os professores não estarão vacinados. A presidente do SINPREFI, Marli Maraschin de Queiroz defendeu o posicionamento do sindicato durante a entrevista após questionamento sobre a falta de vacinas no país: “Sabemos da dificuldade da aquisição da vacina, mas vamos insistir no pedido. Se houver alguma chance de mais vacinas, queremos que os profissionais da educação sejam incluídos no cronograma de imunizações municipal como prioridade”.
“No próximo domingo (31) vamos participar de uma carreata em defesa da vacinação gratuita e para todos. Pedimos a vacina justamente porque acreditamos ser fundamental que os profissionais da educação sejam incluídos no cronograma municipal de imunização e sejam vacinados”, disse a presidente do SINPREFI, Marli M. de Queiroz na entrevista. A presidente do sindicato convidou todos profissionais da educação para a carreata.
“Permanecemos respeitando o posicionamento dos profissionais da educação em pesquisa realizada pelo sindicato de que não aceitariam a volta às aulas sem as condições necessárias e garantia de proteção da saúde dos profissionais”, pontuou Marli. Sobre o possível retorno às aulas anunciado pela secretária de educação, o SINPREFI irá debater com a categoria em Assembleia Geral.
Em reunião on-line realizada hoje (27) com os integrantes do Comitê de Volta às Aulas, a data do retorno das aulas com alunos foi reafirmada pela secretária de educação do município. Segundo ela, os diretores, coordenadores e professores retornarão das férias no início do mês de fevereiro. Do início do mês ao dia 18, será o período de preparação estrutural das instituições, repasse do protocolo elaborado pelo Comitê, organização e entrega dos EPI’s, formações dos profissionais, entre outras providências para o retorno de forma híbrida. A partir do dia 18 de fevereiro os alunos irão receber atividades para realização em casa.
Na reunião do Comitê, a diretora da Saúde Ocupacional Carla Conrad de Lima pediu para que fosse relembrado aos professores que apresentam comorbidades que procurassem a Saúde Ocupacional com a documentação requerida, pois o prazo para perícia terminará na sexta-feira (30).
*Informações encaminhadas pela Saúde Ocupacional
Sobre Teletrabalho:
▶️ Para gestantes, lactantes de bebês de até 6 meses, maiores de 60 anos: comprova para a direção da unidade escolar e atua no teletrabalho.
▶️ Para pessoas com comorbidades que aumentem os riscos para COVID-19 será necessário fazer perícia médica da seguinte forma =
📌 entregar a documentação médica pessoalmente na DISO e depois será agendado para retirar o parecer.
🏡 Endereço da DISO: Praça Getúlio Vargas, 69 – Centro (em frente à Prefeitura)
📞 Telefones de contato: 2105-9701 ou 2105-9705
⏰ Horário para entrega da documentação: Das 8h até 13h (preferência das 8h até 10h e das 12h até 13h pois são horários de menor fluxo, sendo que das 10h até 12h o fluxo de é maior).
⚠️ Como a data de retorno ao trabalho presencial nas escolas e CMEIs é a partir de 03/02, pedimos que entreguem os documentos na DISO até a próxima sexta-feira, dia 30/01, para que a perícia tenha tempo hábil para realizar os procedimentos.
✅ Para os documentos entregues a partir do dia 01/02, talvez não haja tempo hábil para resultado da perícia antes do dia 03/02 e os resultados poderão ser entregues após esta data.
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.