EDUCADORES APROVAM PROPOSTA DA DATA-BASE FEITA PELA PREFEITURA, DESDE QUE UMA COMISSÃO ACOMPANHE A ARRECADAÇÃO MUNICIPAL
Aprovada pela maioria dos servidores da Educação presentes na Assembleia Geral do SINPREFI realizada na Escola Municipal Elenice Milhorança, na noite de ontem (24), a proposta apresentada pela prefeitura prevê:
“- Reposição salarial de 6%, sendo 5,11% referente à reposição do período inflacionário de maio de 2021 a abril de 2022 e 0,89% de perdas ocorridas entre o período de 2019 a 2021, parcelados da seguinte maneira:
– 2% em junho de 2022;
– 2% em setembro de 2022;
– 2% em janeiro de 2023, podendo essa parcela ser antecipada a depender do comportamento de arrecadação de receita no período.
(…) E a concessão de mais 2 (duas) referências salariais, totalizando mais 6% de incremento salarial aos profissionais do magistério, a ser implantado da seguinte forma:
– 1 (uma) referência em julho de 2022;
– 1 (uma) referência em outubro de 2022.”
Na última reunião com o prefeito ficou acordado que uma comissão composta pelas diretorias dos sindicatos será criada para acompanhar a arrecadação do município no próximo quadrimestre para negociar os 6,89% restantes.
Os servidores da educação que receberão a data-base serão: os professores, os secretários, instrutores de libras e aposentados com paridade.
A prefeitura alega déficit na arrecadação de 2022 se comparado à arrecadações de anos anteriores.
A primeira proposta, de 4,11% de reajuste, apresentada pelos representantes da administração municipal no dia 20 de maio (sexta-feira), não foi aceita pelos líderes do SINPREFI e do SISMUFI. As negociações continuaram no dia 23 (segunda-feira) e contaram com a participação do prefeito Chico Brasileiro. Neste dia, foi debatida a nova proposta.
A data-base é o período do ano destinado à correção salarial e revisão das condições de trabalho. Nas reuniões de negociação, as diretoras do SINPREFI apontaram com indignação o desgaste anual que enfrentam por terem de lutar por uma questão que é direito do servidor, conforme consta no Estatuto.
Hoje (25), o SINPREFI redigirá um ofício comunicando a prefeitura sobre a deliberação na Assembleia.
Para entender o esquema total de negociações deste ano, acesse o link e assista o vídeo: https://www.facebook.com/sinprefi/videos/551771809680214/