AVANÇAMOS MAIS UMA ETAPA NO DEBATE SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA COM A APRESENTAÇÃO DE CÁLCULOS CONTRATADOS PELOS SINDICATOS
A apresentação dos estudos atuariais (cálculos específicos) sobre a Reforma da Previdência Municipal feitos pela empresa contratada pelos sindicatos, Sinprefi e Sismufi, foi realizada na terça-feira (24), no auditório da Fundação Cultural.
Representando o executivo municipal estavam o secretário de administração, Nilton Bobato e outros representantes da pasta; pela FozPrev participaram a diretora superintendente da autarquia Áurea Fonseca, o diretor financeiro, Reginaldo Adriano da Silva, e outros integrantes da equipe; pela Câmara Municipal compareceram quase todos os vereadores, inclusive o novo presidente, João Morales; pelos sindicatos, os presidentes do Sinprefi e do Sismufi, Viviane Jara Benitez e Aldevir Hanke, a secretária geral do Sinprefi, Viviane Dotto, integrantes da Comissão de Previdência e as assessoras jurídicas, dra. Solange Machado (Sinprefi) e dra. Melania Milane (Sismufi/OAB).
Nessa etapa do debate, a empresa contratada pelos sindicatos, Grupo RTM Brasilis Consultoria, apresentou, por plataforma online, novas projeções de impacto atuarial da Reforma da Previdência Municipal com base nos documentos concedidos pela Foz Previdência.
Os atuários Thiago Fernandes e Pedro Júnior, do Grupo RTM Brasilis Consultoria, pontuaram propostas diferentes das feitas pela administração municipal com a intenção de diminuir o impacto financeiro e distribuir as responsabilidades entre os servidores e a prefeitura, de maneira um pouco menos discrepante, preservando direitos dos trabalhadores, além de outros ajustes.
Ao final da reunião, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Morales, pontuou que “os vereadores estão abertos ao debate até que se chegue a uma fala homogênea entre a prefeitura e os servidores.” Ele salientou: “Nós só vamos votar a Reforma da Previdência Municipal quando estivermos seguros e com entendimento saciado sobre o tema.”
Algumas dúvidas e pontuações foram expostas pelos participantes e prontamente esclarecidas pelos atuários contratados pelos sindicatos.
A próxima etapa será na Câmara de Vereadores, na segunda-feira (30), às 9h. Os representantes dos sindicatos deverão apresentar, de maneira mais pontual, o que pretendem que seja alterado da proposta feita pela prefeitura. A partir daí o debate continuará. O estudo completo será apresentado para a categoria em Assembleia Geral ainda a ser convocada com esse objetivo específico.