A comissão responsável pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Foz convocou líderes da sociedade iguaçuense para participar do Seminário Preparatório para as Pré-Conferências Municipais. Marli M. de Queiroz (presidente do SINPREFI) e Viviane Jara Benitez (diretora de políticas sindiciais do sindicato) participaram da preparação, além de representantes de entidades religiosas, instituições educacionais, segurança pública e demais organizações. O Seminário foi realizado na última quinta-feira (20), na sede do CRAM em Foz do Iguaçu.

O tema principal aprestando na preparação e que irá nortear as pré-conferências municipais foi: “Avanços de direitos das mulheres: democracia, respeito, diversidade e autonomia”. A secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu, Rosa Maria Jeronymo Lima iniciou as apresentações trazendo um apanhado geral da história política nacional de lutas das mulheres. Em seguida, a psicóloga e diretora de proteção especial da assistência social de Foz do Iguaçu, Dayse Mara Bortoli, abordou o segundo eixo do seminário: “O Sistema Nacional de Políticas para mulheres”. O terceiro eixo apresentado concluiu que o seminário de preparação, foi apresentado pela professora de História da UNILA, Cleusa Gomes, citando os desafios da políticas públicas temáticas paras as mulheres e o enfrentamento da mulheres na sociedade na garantia de seu lugar de direito.

Viviane Jara avalia que neste período de preparação para as pré-conferências municipais, o seminário ofertou a oportunidade de avaliar as conquistas e os retrocessos nas políticas de proteção e de direitos para as mulheres.

As próximas atividades serão as 38 pré-conferências municipais, em que serão debatidos os 3 eixos apresentados no seminário e também será feita a escolha das delegadas, ou seja, pessoas interessadas nas questões de políticas públicas. A Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres de Foz está prevista para o início de mês de abril.

#sinprefi #direitosdasmulheres #lutadasmulheres

Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.