O SINPREFI participou, ontem (15), do Ato Público Unificado de apoio à Greve Nacional da Educação, prevista pra junho. Em Foz, o protesto convocado pela Unidade Popular Sindical, começou às 15h30 e reuniu centenas de pessoas em frente ao Bosque Guarani, perto do Terminal de Transporte Urbano.
Às 17h30, os manifestantes partiram em caminhada pela Avenida JK até a Praça da Paz. Houve distribuição de informativos e uso de carro de som para anunciar os prejuízos representados pelos ataques à Educação e pela reforma da Previdência partir de propostas do governo federal.
Saíram às ruas: docentes, técnico-administrativos, agentes universitários, alunos da Unila, da Unioeste, do IFPR e da UTFR, além de professores e funcionários das redes estadual e municipal de ensino. Integrantes de movimentos sociais e populares também apoiaram o protesto.
Os manifestantes reagiram em defesa da educação pública, pela proteção do direito à aposentadoria e se posicionaram contra o corte de verbas de universidades e institutos. O Ato Público se repetiu em todo o país, com paralisações de atividades em escolas e instituições de ensino superior. O objetivo é fortalecer a organização da Greve Nacional da Educação programada para o mês que vem.