Na noite desta terça-feira (16), aproximadamente 100 professores e profissionais da educação participaram do Seminário de Formação sobre Plano de Carreira do Magistério, no Anfiteatro do Centro Universitário UDC – Vila “A”.
O Seminário foi conduzido por Fabiano Severino, pedagogo na Escola Estadual Três Fronteiras e ex-presidente da APP-Sindicato/Foz. Ele defendeu que a luta pelo Plano de Carreira do Magistério seja ampla: “Não é só lutar pelo salário, é lutar pela identidade de uma categoria”.
Também estavam presentes ao evento: Marli Maraschin de Queiroz, presidente do SINPREFI; integrantes da diretoria do sindicato; Carmo Braz de Oliveira, presidente do Fórum Municipal Permanente de Educação; Eliziane Diesel Rodrigues, diretora de Ensino Fundamental da SMED; Suzana Padilha, secretária dos conselhos e do Fórum Municipal, além de integrantes da Comissão de Revisão do Plano de Carreira do Magistério.
Fabiano Severino fez comparações entre planos de carreiras já existentes e o plano que consta na Lei 4.362/2015 e está sendo revisado em Foz do Iguaçu. Um dos principais apontamentos foi a inclusão dos demais profissionais da Educação no Plano de Carreira do Magistério. “Existe um arcabouço de legislação que torna obrigatório esse processo de produção de Plano de Carreira tanto docente quanto de outros funcionários. A novidade é o Plano de Carreira do funcionário de escola. Não é novidade a existência de funcionário de escola, a novidade é entender essas pessoas como funcionários de uma escola”, afirmou Fabiano Severino.
Diego Jilson Lemes Valdez, profissional da Educação no Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu, também esteve presente ao evento e esclareceu que, para a elaboração do Plano de Carreira do Magistério incluindo os demais profissionais da educação, “deve-se ter atenção e esclarecimento para saber que cargo e função não são a mesma coisa e que, mesmo que o profissional seja de outras áreas, se ele está trabalhando dentro de uma escola, ele obrigatoriamente, precisa fazer formação na área educacional. E o ProFuncionário [O Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público] ampara isso.”
Outros assuntos pertinentes ao Plano de Carreira do Magistério também foram esclarecidos por Fabiano Severino, como: equiparação salarial entre agente de apoio e professor, unificação de cargos, cargos técnicos, formações, etc. Ao final, ele apresentou um modelo de tabela de progressão salarial ideal para os professores e profissionais da educação.
Para Carmo Braz de Oliveira, presidente do Fórum Municipal Permanente de Educação, a formação foi bastante positiva, com a presença de docentes e não docentes que puderam ouvir como deve ser estruturado, de acordo com a legislação, o Plano de Carreira. Segundo ele, “os participantes perceberam que eles também fazem parte dessa elaboração e não só a comissão. É um processo aberto e todos podem participar”.
A presidente do SINPREFI, Marli Maraschin de Queiroz, elogiou o evento por trazer “entendimento do que é um Plano de Carreira, como elaborar um bom plano de forma que não seja engessado e que não precise ser revisado a cada dois anos”. Ela defende, ainda, que os professores e profissionais da educação precisam participar mais das formações para contribuir com as decisões relacionadas à categoria.

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