Um grupo de diretores de escola, acompanhados pela presidente do SINPREFI, Maria Rice, se reuniu na última quinta-feira (12) com o prefeito Chico Brasileiro e com o secretário de administração Ney Patrício, na Prefeitura. O primeiro assunto tratado foi a gratificação dos diretores de escolas e CMEI´s. Os diretores relataram que trabalham 40 horas e que a gratificação deles é referente a apenas 20 horas.

GRATIFICAÇÃO DE DIRETORES
A presidente Maria Rice justificou o aumento das gratificações, pois o que atualmente os diretores recebem mal dá para pagar a gasolina e o desgaste dos veículos nas atividades externas. Lembrou ainda que os mesmos têm responsabilidades com o pedagógico escolar. A proposta apresentada pelo SINPREFI, em acordo com os diretores, foi ter como referência 50% do nível lll da Educação Infantil, com os acréscimos determinados pelo plano.

SECRETÁRIOS NOS CMEIS
Outra reivindicação foi a necessidade de secretários nos CMEIs, devido às inúmeras tarefas administrativas, além das documentações escolares. O que foi dito é que os agentes de apoio não substituem os secretários, visto que os mesmos foram encaminhados para as escolas para atender em sala de aula. A falta dos secretários é preocupante e pode causar atrasos no cumprimento de prazos documentais, conforme relatou uma diretora de CMEI.

O prefeito Chico Brasileiro confirmou que há previsão de realização de concurso público para a contratação de secretários de escola e se comprometeu em consultar a Procuradoria do Município para que seja resolvido o problema das gratificações, mas, segundo ele, isso deverá ficar para o ano que vem por causa do período eleitoral. Além disso, será analisada a possibilidade de que os diretores de CMEI´s sejam gratificados de acordo com a quantidade de alunos.

RECESSO PARA DIRETORES E SECRETÁRIOS
Em seguida, foi debatida a questão do recesso escolar de meio de ano. O grupo reivindicou que diretores e secretários tenham o mesmo direito ao recesso como os professores têm. O prefeito disse que irá marcar uma reunião com a equipe da SMED para esclarecer o assunto.

REENQUADRAMENTO DE AGENTES DE APOIO
Em relação ao reenquadramento dos agentes de apoio – do grupo operacional para o grupo do magistério – Chico Brasileiro autorizou o secretário de administração Ney Patrício a encaminhar o pedido à Câmara de Vereadores para que a adequação seja feita.

PARIDADE DOS APOSENTADOS
No fim da reunião, a presidente do SINPREFI, Maria Rice, retomou a questão da paridade dos aposentados, pedindo que seja feita uma adequação na Lei 4.362/15, com pagamento das referências imediatamente e que o retroativo seja resolvido posteriormente, com possibilidade de se recorrer à justiça. Além disso, a presidente Maria Rice cobrou também a reunião com os secretários de escola e aposentados com paridade.

Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.