No último sábado (28), a presidente do SINPREFI, Maria Rice e a secretária geral do sindicato, Marli M. de Queiroz participaram do módulo final do curso “Formigueiro” – Programa de Formação Popular e Permanente da CUT. Foi na sede do SISMUFI, durante os períodos da manhã e da tarde. Também houve participação de outros sindicalistas e representantes de movimentos sociais.

Pela manhã, os debates giraram em torno do tema Saúde Pública no Município. Entre as questões levantadas estão: O que a população precisa? O que falta? Como a saúde é avaliada por quem usa os serviços públicos?

No período da tarde, os trabalhos de discussão giraram em torno da questão da Mobilidade Urbana. Como no dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito foi levantada a possibilidade de mobilização em torno da data.

O CURSO
O primeiro ciclo do Programa de Formação Permanente – A Cidade nos Pertence, promovido pela CUT, foi realizado em março deste ano e abordou o “Direito à Educação”. O segundo módulo tratou do “Direito à Moradia”. No terceiro encontro os participantes debateram as questões de “Direito à Saúde” – com levantamentos finalizados no encontro do último sábado (28). A abordagem final, no período da tarde de sábado, englobou a questão da Mobilidade Urbana.

Todas as ideias e as propostas levantadas durante os encontros serão incluídas em documentos e encaminhadas aos respectivos setores responsáveis no município de Foz do Iguaçu como as secretarias de Educação e de Saúde, FozHabita e Foztrans.

Em relação à Educação foi debatida a questão do ensino de Ideologia de Gênero nas escolas municipais; quanto à Moradia, a temática levantada foi a das ocupações; no âmbito da Saúde, tratou-se da possibilidade de que o Hospital Municipal seja transferido para a Unila e dentro do tema Mobilidade Urbana, falou-se das propostas de Educação no Trânsito.

O objetivo dos participantes também inclui a promoção de uma Audiência Pública para debater as propostas levantadas pelos integrantes do Programa de Formação com a comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *