Diretores do SINPREFI estiveram presentes à inauguração do novo CMEI de Foz, que recebeu o nome da professora e sindicalista Nídia Benitez. O CMEI fica na Vila Solidária, no Bairro Cidade Nova e foi inaugurado na última quinta-feira (14), à noite, com a presença de autoridades, profissionais da Educação e parentes da professora homenageada.

O texto abaixo, escrito pela professora Ana Paula Torres de Souza, foi lido durante a cerimônia e emocionou quem estava presente. Nós, do SINPREFI, nos unimos às homenagens a essa mulher que tanto lutou pelos direitos dos trabalhadores da Educação.

“Homenagem a Nídia

Hoje, não estamos prestando apenas uma homenagem à Nídia, mas uma reflexão sobre nossas ações enquanto professores e o peso da responsabilidade que exercemos no futuro de uma criança.

A Nídia era um ser espetacular, dedicada aos alunos e, trabalhar com ela era uma aula de respeito ao próximo. Ela tinha ciúmes dos alunos dela… como ela dizia: “NÃO EMPRESTO PRA NINGUÉM, SÃO MEUS.” Os defendia como uma leoa.

Eu conhecia a Nídia desde meus quatro anos de idade, onde ao acompanhar minha mãe, por muitas vezes na escola, passava horas atrás dela, admirada com seu jeito de agir.

Minha mãe, também professora da rede municipal e agora aposentada e a Nídia eram muito amigas, a Nídia gostava sempre de falar que me roubava da sala da minha mãe e me colocava na cadeira só para ver minhas perninhas balançando por não alcançar o chão e como ficava encantada com meus laços no cabelo. “ANINHA” era assim que ela me chamava, mais uma das Anas que ela tanto amava.

Os anos foram passando e me tornei uma professora da rede municipal de ensino e por acaso, na escola onde a Nídia era lotada, agora, iríamos ser colegas de trabalho. Que honra….quanta admiração….justiceira, brigava e lutava com unhas e dentes pelo que acreditava e pelo seus.

Em nome da Escola Municipal Jorge Amado: direção, coordenação, professores, merendeiras, serviço gerais e vigilantes, classes essas que ela lutava incansavelmente. Venho demonstrar todo o nosso amor e gratidão pela dedicação a educação.

Ela era Jorge Amado de corpo e alma e nós somos Nídia Benitez ontem, hoje e sempre. Que esse CMEI tenha a força e a garra dessa grande mulher.”

Ana Paula Torres de Souza
Escola Municipal Jorge Amado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *