Quase 30 agentes de apoio, atuantes nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de diversos bairros de Foz, participaram de formação no Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, na manhã do último sábado (28).

A formação foi organizada pelo coletivo “Agentes de Apoio na Luta” e ministrada pelo agente de apoio do município, Ivanildo Henrique Vieira.
No total, mais de 190 agentes de apoio atuam na rede pública municipal de ensino de Foz do Iguaçu, admitidos nos CMEI´s. Muitos deles são filiados ao Sindicato dos Professores e Profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu (SINPREFI). A diretora de políticas sindicais do SINPREFI, Viviane Jara Benitez, acompanhou a formação dos profissionais da educação.

Na formação foram abordados temas como: histórico político-social do cuidado da criança pequena e Educação Infantil, enquadramento das crianças em diferentes períodos (desde a educação pelo modelo jesuíta até o surgimento das creches e jardins de infância), relação entre o adulto e a criança, a diferença entre cuidado básico e cuidado com intervenção pedagógica como algo indissociável, criação de órgãos públicos federais que garantiam os direitos das crianças.

Segundo Ivanildo Henrique Vieira, agente de apoio do município desde março de 2017, com a intervenção do Ministério Público, o cargo de agente de apoio foi criado em 2016 para sanar uma necessidade da administração do município, que tinha uma demanda de mais de 3000 crianças aguardando vaga nos Centros de Educação Infantil. As exigências para o cargo no concurso eram muito básicas, o que não possibilitou formação adequada para a atuação de destino.

Na formação, os agentes de apoio criaram uma pauta de reivindicações expressando suas insatisfações, mobilizados pelo Plano de Carreira e pelo reconhecimento profissional. A categoria reivindicou temas como: Reenquadramento do cargo do Agente de Apoio, do Grupo Ocupacional Técnico Administrativo para o Grupo Ocupacional do Magistério; Garantia de abono assiduidade; Inclusão dos Secretários de escola e Agentes de Apoio no Plano de Carreira dos Profissionais da Educação.

Essa pauta já foi apresentada para o Poder Público e compartilhada com os demais profissionais da educação. “Agentes de apoio, EU APOIO!” estava estampado na camiseta dos participantes da formação que lutam pelos direitos e pela valorização do trabalho da categoria.
#SINPREFI #agentedeapoio #educação #luta #direitos

Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.