SINPREFI PROMOVE PALESTRA SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Quase 60 profissionais da educação filiados ao SINPREFI tiveram, na noite de ontem (25), o tempo de 1h30 dedicado ao autoconhecimento e controle das emoções, durante a palestra on-line com a consultora educacional e coach, Jemna Rhoden. O encontro pela plataforma Zoom teve como tema: Inteligência Emocional e os participantes se inscreveram previamente.
Jemna Rhoden apresentou e pôs em prática técnicas para resgatar a autoconfiança e o controle sobre as próprias emoções no trabalho e na vida pessoal. Os participantes foram convidados a testar duas técnicas específicas.
As palavras-chave para obter sucesso nessa caminhada são autodomínio e inteligência emocional. De acordo com a coach, quando a pessoa conhece os próprios sentimentos, consegue se adaptar ao ambiente e controlar as emoções. Ter inteligência emocional é ser capaz de sentir, entender, controlar, modificar. Fazer com que os sentimentos sejam apropriados. Controlar a ansiedade, tristeza, medo ou irritabilidade. Recuperar com rapidez os contratempos e ter mais resiliência.
Para isso, os participantes fizeram a primeira atividade prática que foi de ancoragem. Todos foram convidados a respirar profundamente. Depois a coach pediu para que cada um lembrasse de uma situação em que estava muito triste, sentir o corpo triste e como ele se posiciona triste. Em seguida foi feito o mesmo procedimento com o sentimento de raiva e por fim, com uma situação de alegria, quando a pessoa estava rindo muito, e como estava a postura do corpo nesse momento de felicidade e bem-estar. Nesse momento ela pediu para que cada pessoa fizesse um movimento que pudesse fazer lembrar desse sentimento bom, toda vez que necessitar.
Essa é a ancoragem, um movimento, um gesto que se transforme em um gatilho para ativar essa sensação de alegria e bem-estar. Uma atitude que remeta à essa lembrança boa e reforce o sentimento positivo que ela gera. E esse deve ser um exercício diário, pois é importante conhecer as emoções e ter domínio sobre elas. “Temos que vivenciar as emoções e superá-las. Ter inteligência emocional é ser capaz de sentir, entender, controlar e modificar”, destacou Jemna.
O retorno dos professores sobre os resultados dessa primeira dinâmica foi bastante positivo, tanto nas manifestações por mensagens no chat como por depoimentos, abrindo as câmeras. Reconheceram a importância da respiração para controle das emoções.
A outra atividade proposta foi a técnica dos 6 segundos. A coach disse que ao praticar a respiração é preciso contar. É comum o cérebro fugir, se o pensamento vem, você acolhe e volta a contar. Essa técnica consiste em pensar no nome dos sete anões. Jemna afirmou que é comprovado cientificamente que esses seis segundos, seja pensando no nome dos sete anões ou fazendo qualquer outra analogia para desviar o foco da situação principal, ativa a inteligência emocional, trazendo autocontrole.
É importante esse “parar” e também reconhecer as dores, frustações, medos, gatilhos, fraquezas, fortaleza, virtudes e valores. “São os valores que regem nossa vida. É importante entender os seus valores, quando você entende seus valores sabe por que está agindo de tal forma. A escola tem seus valores e os professores devem entendê-los e, para haver uma harmonia, é preciso que esses valores sejam os mesmos dos professores,” disse Jemna.
E aí ela sugeriu mais uma dinâmica para que cada um possa se conhecer melhor. É natural que as pessoas tenham dificuldades de se avaliar, então por que não mudar a pergunta? Responda à sua avaliação como se a questão tivesse sido feita ao seu filho, marido ou qualquer outra terceira pessoa. Como eles te descreveriam? É uma forma de ter outro ângulo de visão de si próprio.
No encerramento da palestra, a coach anunciou que tem convênio com o SINPREFFI e que os filiados têm 30% de desconto em qualquer formação nos cursos oferecidos por ela. Jemna também deu dicas de leitura e série para o autoconhecimento. Entre eles o livro “Por que Gritamos?”, da autora Elisama Santos, obra que mostra que, na criação dos filhos, respeitar é diferente de ser permissivo e ajuda a lidar com sentimentos escondidos.
Ela também indicou uma série de meditação exibida pela Netflix, “Headspace – meditação guiada”, um olhar divertido sobre os benefícios da meditação, com técnicas e práticas guiadas para você começar.
Para assistir à palestra acesse: https://youtu.be/U4kXS0bEs1A