No dia nacional da Consciência Negra, temos a honra de compartilhar a conquista de uma professora de Foz do Iguaçu, filiada do SINPREFI.
Roseli Resende Rodrigues é professora, artista e negra. Roseli teve sua obra selecionada para exposição na Bienal Black Brazil Art. Esta exposição tem como tema principal: “Mulheres (in) visíveis” buscando valorizar a presença das mulheres na diversidade artística brasileira, enaltecendo as artistas negras. Teve início em novembro de 2019 e vai até janeiro de 2020, contando com artistas de diversos países, mais de 100 obras distribuídas nas 3 capitais da região Sul, sendo 03 delas são do Paraná.
A obra selecionada de Rosie Ames (nome artístico de Roseli), recebeu o nome de “Maria Preta”. Uma pintura em tela que representa a história/estória de uma idosa que nasceu no campo e foi morar numa comunidade paulista em meados de 1970. Aprendeu manipular ervas medicinais no campo e era parteira, num período que médicos eram insuficientes. Trouxe seus conhecimentos para área urbana e ajudava pessoas carentes, como ela, com seus saberes. Enfim, Maria Preta era mãe, dona de casa, parteira, bruxa, entre outras habilidades. Sua história/estória procura representar diversas mulheres daquele período que lutaram diante das diversas dificuldades, mas com o olhar voltado ao próximo.
“Maria Preta” está exposta na galeria do Mercado Público em Florianópolis, junto com outras 20 obras de arte.
Roseli Resende Rodrigues, compartilha conosco a emoção dessa experiência: “Pra mim foi muito gratificante ser selecionada. Aprendi muito ouvindo outros participantes, obrigada.”