No próximo domingo, 06, das 8h às 17h, será a eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Foz do Iguaçu. As votações serão em vinte escolas do município em regiões diversas da cidade.
A presidente do Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (SINPREFI), Marli Maraschin de Queiroz ouviu atentamente a apresentação os candidatos selecionados para concorrer aos cargos de conselheiros tutelares no próximo quadriênio. A Audiência Pública com esse objetivo foi realizada na Câmara de Vereadores de Foz, na última quarta-feira (25) e conduzida pelo atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Foz do Iguaçu (CMDCA), Alex de Lima Mayer.
A presidente do sindicato, assim como outros representantes de instituições, entidades e moradores presentes ao ato público, puderam acompanhar a fala do coordenador da Rede Proteger, Giuliano Inzis, que salientou: “Conhecer as vozes dos candidatos à conselheiros tutelares que irão proteger nossas crianças e adolescentes é muito importante para constituirmos uma sociedade séria e responsável.”
O SINPREFI é o sindicato ligado diretamente aos profissionais da educação que atuam com crianças de faixa etária entre 0 e 10 anos, portanto há interesse direto na participação desse processo.
Para cumprir o mandato de quatro anos (2020-2023), 10 conselheiros serão escolhidos, sendo cinco para o Conselho Tutelar I e cinco para o Conselho tutelar II.
Esse ano, será a primeira vez que a eleição para conselheiros tutelares contará com a utilização de urnas eletrônicas, são 47 no total. Todos os moradores de Foz do Iguaçu que têm título de eleitor poderão votar no processo de escolha dos novos conselheiros tutelares que atuarão na cidade. Para votar é importante estar em dia com a legislação eleitoral, levar o título de eleitor e um documento com foto.