O MAIOR CMEI DO MUNICÍPIO LEVARÁ O NOME DE VIVIANE JARA BENITEZ E SERÁ INAUGURADO AMANHÃ
Será inaugurado amanhã (27), às 18h30, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Viviane Jara Benitez, na região do Angatuba (Três Lagoas). A cerimônia contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro, da secretária da Educação, Maria Justina da Silva, de diretores do Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (Sinprefi), familiares de Viviane Jara Benitez, amigos, autoridades locais e a comunidade escolar.
Todos os profissionais da educação são convidados a comparecer. O novo Cmei fica na Rua Angatuba, nº 876, Jardim Cedro/Gleba Guarani (em frente a Usina Municipal de Asfalto, região de Três Lagoas). Pedimos que quem tiver a camiseta de homenagem à Viviane Jara use-a como forma de honrar a memória dela e de pedir justiça em relação à causa da morte que pode ter relação com erro médico.
O Cmei possui mais de 2 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para atender até 600 crianças de seis meses a cinco anos de idade. Para a atual presidente do Sinprefi, Viviane Fiorentin Dotto, “a ex-presidente Vivi Jara deixou um legado de histórias e conquistas. Esse legado, se concretiza nessa homenagem ao seu nome e a sua trajetória. Em reconhecimento a dedicação dela, desejamos mais, desejamos que os direitos dos profissionais sejam cumpridos e respeitados.”
A unidade possui 14 salas de aula, sendo 12 com banheiros em anexo e solários, cozinha e amplo refeitório, lactário, playground e brinquedoteca, almoxarifado, lavanderia, além das salas administrativas, como secretaria, salas dos professores e coordenação e também o estacionamento para funcionários.
O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento com apontamentos da Secretaria da Educação, atende à educação infantil em todas suas especificidades, com salas multifuncionais, estruturas adaptadas e com acessibilidade. O início das aulas acontecerá no dia 31 (segunda-feira).
“Este é o maior Cmei do município e está sendo muito aguardado pelas famílias que vivem naquela região. Com os novos conjuntos habitacionais, a demanda por unidades de ensino aumentou significativamente. Primeiro fizemos a reconstrução da Escola Olavo Bilac e agora vamos inaugurar o Cmei, que já é referência em estrutura e qualidade”, disse o prefeito Chico Brasileiro.
A HOMENAGEM
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) levará o nome da professora e ex-presidente do Sinprefi, Viviane Jara Benitez. A homenagem, sugerida pela diretoria do Sinprefi e atendida pela Administração Municipal, é uma forma de reconhecimento ao trabalho incansável, prestado pela Viviane na trajetória de luta pelos direitos dos trabalhadores da educação municipal.
Viviane Jara Benitez faleceu precocemente em 26 de fevereiro deste ano. Ela era formada em Pedagogia pela Unioeste e pós-graduada em Alfabetização e Educação Infantil pelo Instituto Rehma. Atuou nas escolas municipais Érico Veríssimo e Jardim Naipi, tendo sido contratada pela prefeitura de Foz do Iguaçu em fevereiro de 2012.
Bastante atuante e participativa, ocupou o cargo de diretora de políticas sindicais do Sinprefi, entre 2018 e 2022. A professora assumiu a presidência do sindicato em setembro de 2022, liderando chapa única que teve mais de 90%, de aprovação.
Em 10 de outubro de 2022, dias após conquistar a presidência do sindicato, Viviane Jara participou da Moção de Aplausos concedida pela Câmara Municipal de Vereadores ao Sinprefi e registrou: “Ser professor e não lutar é uma contradição pedagógica. [Paulo Freire] Da luta não nos retiramos! Em nome do Sinprefi, agradeço a homenagem prestada neste dia.”
O mandato de Viviane Jara Benitez como líder sindical iria até 2026, em defesa dos direitos dos profissionais da educação, mas ela faleceu apenas cinco meses depois de assumir o sindicato.
Viviane Jara Benitez, participou da última reunião em defesa dos trabalhadores da educação no dia 16 de fevereiro de 2023. Foi internada no seguinte para fazer uma cirurgia eletiva e faleceu em 26 de fevereiro. Lutou até o fim pela educação.
Viviane Jara, presente!
Com informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu