SINPREFI PARTICIPA DE CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE)
A Conferência Nacional de Educação foi realizada nos dias 13 e 14 de novembro. No primeiro dia através de plataforma on-line e no segundo, presencialmente na Unila. A presidente do Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu, Viviane Dotto e o secretário geral do sindicato e presidente do Conselho Municipal de Educação, Lucas Antônio Fávero, compuseram a mesa de autoridades e participaram do evento.
A CONAE teve como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. As conferências são articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).
A Conferência pretende contribuir com a apresentação do novo Plano Nacional de Educação – PNE 2024-2034. Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, coloca em debate a avaliação do PNE vigente, assim como os problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias atuais para a construção do novo Plano.
A expectativa é que a Conferência resulte em proposições acerca de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no país, em articulação com os planos decenais de educação nos estados, Distrito Federal e municípios, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa para o enfrentamento das desigualdades e garantia de direitos educacionais.
Na fala de abertura da CONAE – regional oeste do Paraná, Lucas Fávero defendeu que: “esse é o momento que nós colocamos em prática os princípios dispostos na LDB (Lei de Diretrizes e Base Curricular da Educação), principalmente a gestão democrática, em que a sociedade pode participar da construção do futuro da educação. Contamos com a participação ativa de todos para que a educação possa avançar, para que a educação tenha de fato grandes investimentos, para que os 10% do PIB sejam realmente aplicados, para que o profissional da educação seja valorizado e não precise mais de completivo, para que não tenhamos mais filas [de espera] nos Cmei’s, para que todas as crianças tenham acessa a educação em tempo integral.”
“A Conferência é uma oportunidade de ampliação nacional de um debate que nunca cessamos nas unidades sindicais com a categoria. Prezamos muito pela valorização efetiva do profissional da educação, sabemos das dificuldades e dos desafios, e acreditamos que é possível avançar”, afirmou Viviane Dotto.