A primeira reunião dos dirigentes do Sinprefi com a nova secretária de Educação, Silvana Garcia para apresentação e tratativas de pautas educacionais, foi realizada na tarde de ontem (08), na Secretaria de Educação.

A pauta mais debatida e com necessidade de esclarecimentos, foi a reorganização administrativa da Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (SMED), tema que estava causando bastante preocupação para os dirigentes sindicais e para a categoria.

Silvana apontou as três principais diretorias da SMED com a nova organização: Diretoria Geral, Diretoria de Educação (que hoje (09) pela manhã já constava como: Diretoria de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial no Projeto de Lei nº 001/2025) e Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar, e explicou quais coordenações irão pertencer a cada uma delas.

De acordo com o comunicado feito pela própria Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, “uma delas terá atuação geral, e ficará responsável pelos recursos humanos, financeiro, jurídico e obras; a segunda é relacionada à parte pedagógica, abrigando os ensinos infantil e fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, programas e projetos, formação continuada, Programa de Combate à Evasão e Abandono Escolar, avaliações pedagógicas e acompanhamento a equipes gestores. A terceira diretoria será de gestão escolar, relacionada à parte administrativa, com coordenações de governança de dados, estrutura e funcionamento, alimentação escolar e transporte.”

A secretária pontuou que estão em processo de estruturação das coordenações considerando o sistema já existente, por isso, o organograma ainda não está completamente estabelecido.

Os dirigentes sindicais pontuaram também outros temas com a nova secretária de educação, Silvana Garcia, como o pagamento do Piso Nacional do Magistério para todos, alterações na normativa de escolha de turma, formação continuada adequada para todos os trabalhadores da educação, turmas do Infantil 5 nas escolas, saúde do professor, educação em período integral e suas especificidades, previsão de chamamento do concurso da Educação Infantil e de novo concurso para Ensino Fundamental, demandas da Educação Especial, pagamento do IDEB (Infantil e Fundamental). Além destes, os dirigentes entregaram um ofício com as reivindicações do Sinprefi em defesa dos direitos dos servidores da educação de Foz que incluem a implementação do Plano de Carreira do Magistério, tabela única de referências para os servidores da educação, entre outras reivindicações.

Viviane Dotto, presidente do Sinprefi, considera que é o início de uma conversa com o objetivo de buscar melhorias para os professores e profissionais da educação, com valorização, dignidade e condições adequadas para quem está na linha de frente da educação do município. “Vamos aguardar o retorno das atividades para avaliarmos na prática as alterações e como serão as demandas que virão pela frente”, avaliou Viviane.

A reunião foi em atendimento a uma solicitação feita pelo Sinprefi assim que a nova gestão municipal assumiu o governo.

O Sinprefi aguarda ainda, resposta ao pedido de reunião com o prefeito General Silva e Luna.