SINPREFI COMPARTILHA: Curso de Extensão em Educação Para as Relações Étnico-Raciais oferecido pela UNILA voltado ao público de trabalhadoras e trabalhadores da educação básica (docentes e administrativos) alunos de curso de graduação (em especial de licenciatura ou da área de educação).
O curso é presencial com encontros às segundas, quartas e sextas no período noturno, a partir das 18:30 hrs, de 18 de setembro até 13 de novembro de 2023. Local Auditório do Bosque Guarani (Zoológico de Foz do Iguaçu), entrada pela Av. República da Argentina, Centro.
Inscrições até 17 de Setembro de 2023 – Curso gratuito e com certificado com 280 horas de carga horária.
40 Vagas – que serão preenchidas por ordem de inscrição
Link para a inscrição: https://forms.gle/L2yJifTPoMTZrqJdA
Módulos e conteúdos programáticos:
1 – História da África: a) A África pré-colonial – Os impérios e as civilizações africanas; b) Do processo colonial aos movimentos de independência; c) A descolonização e a formação dos estados nacionais africanos; e d) A África e a integração econômica e política contemporânea.
2 – Populações Quilombolas: a) A formação do Quilombo na História brasileira; b) As políticas voltadas às populações quilombolas no Brasil; e c) Educação quilombola e interculturalidade.
3 – Populações indígenas: a) A história indígena do período pré-colonial ao Brasil contemporâneo; b) O processo colonial e a resistência indígena; e c) Diversidade cultural e a educação indígena.
4 – A intersecção entre raça e gênero: a) Movimento de mulheres negras na América Latina e Caribe; b) Feminismo e a luta antirracista no Brasil; e c) Interseccionalidade de raça e gênero na contemporaneidade.
5 – Sobre o colonialismo e as formações: a) O processo colonial na América Latina e Caribe; b) O papel do escravismo e a colonialidade na formação do mundo contemporâneo; e c) O preconceito, o racismo e discriminação na atualidade; Educação decolonial como possibilidade.
6 – Diversidade religiosa: a) A religião como fenômeno social; b) A temática da religião em sala de aula; c) A pluralidade religiosa na região da tríplice fronteira – Brasil-Paraguai-Argentina.
7 – Produção de texto: a) Noções básicas sobre texto acadêmico; b) Projeto de pesquisa e intervenção social; c) Normas da ABNT; d) Preparando um pré-projeto para ingresso na pós-graduação; e e) Currículo Lattes e preparando-se a uma entrevista.