A sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, foi marcada pela grande presença de professores e servidores da rede pública, que compareceram para acompanhar os esclarecimentos da Secretária Municipal de Educação, Silvana Garcia.
A gestora foi convocada pela Comissão de Educação, Cultura, Assistência Social e Defesa do Cidadão para prestar informações sobre a condução da pasta, após denúncias e reivindicações apresentadas por profissionais da área.
Durante a sessão, as vereadoras Yasmin Hachem (PV), Valentina Rocha (PT) e Márcia Bachixte (MDB) conduziram os questionamentos, que abordaram a falta de diálogo entre a secretaria e os profissionais, as condições de trabalho nas escolas e CMEIs, a qualidade da alimentação escolar, a falta de segurança e de profissionais nas unidades, o plano de carreira das merendeiras, entre outros temas que refletem as múltiplas demandas da categoria.
Sobre o IDEB, foi questionado se as metas foram construídas junto a classe e se consideraram as diferenças de realidade social de cada instituição de ensino. Também foi mencionado um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas pedindo a saída da secretária, evidenciando o descontentamento da categoria e a urgência de um diálogo transparente e participativo com a gestão municipal.
*Com informações da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

