(Para evitar interpretações controversas em relação à videoconferência promovida na última segunda-feira (14), o SINPREFI optou por republicar a nota com algumas adaptações. Pedimos desculpas pelo mal-entendido.)
NENHUM VEREADOR DA ATUAL LEGISLATURA PARTICIPOU DA VIDEOCONFERÊNCIA PROMOVIDA POR SINPREFI E SISMUFI SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA MUNICIPAL
Na tarde desta segunda-feira (14), diretores do SINPREFI e do SISMUFI participaram de videoconferência promovida pelos sindicatos para debater com os vereadores que seguem no cargo até 31 de dezembro assuntos relacionados à reforma da previdência municipal. No início do mês de dezembro, os sindicatos protocolaram ofício conjunto na Câmara de Vereadores convidando todos os atuais vereadores para tratar da reforma da Previdência do Município de Foz do Iguaçu. Apenas Adnan El Sayed (PSD), vereador eleito para nova legislatura municipal 2021-2025 alegou que foi avisado sobre a videoconferência pelo partido e pediu para se inteirar do assunto.
Após uma breve apresentação do novo vereador eleito, Marli Maraschin de Queiroz, presidente do SINPREFI relatou a atual situação previdenciária municipal. Ela completou: “A situação da previdência municipal é desesperadora. Temos muitas preocupações e a mais recente é de a prefeitura deixar de repassar a alíquota patronal para o fundo previdenciário por 6 meses. Vai prejudicar o fundo previdenciário também.”
Representando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISMUFI), estava participando o presidente, Aldevir Hanke. Ele apresentou preocupações paralelas relacionadas ao futuro da previdência municipal com a reforma no âmbito de progressões, ascensões, promoções dos servidores.
Elaine Cardoso Teotônio, diretora pedagógica do SINPREFI, apresentou informações sobre os professores que estão se aposentando e são filiados ao sindicato e que estão angustiados e inseguros sem saber como ficará o futuro financeiro deles.
Viviane Fiorentin Dotto (diretora de relações públicas do SINPREFI), professor Osvaldo Carvalho da Silva (suplente de diretoria do sindicato), Viviane Jara Benitez (diretora de políticas sindicais do SINPREFI) também participaram da reunião on-line.
Os presidentes do SISMUFI e do SINPREFI agradeceram ao vereador eleito que esteve presente na videoconferência e demostraram a insatisfação e indignação pela falta de interesse dos demais vereadores que seguem no cargo até 31 de dezembro. Os sindicatos ainda irão convocar nova videoconferência com os vereadores eleitos para que eles se inteirem do posicionamento dos sindicatos.