Dirigentes do Sinprefi e a assessora jurídica do sindicato, Dra. Solange da Silva, se reuniram com o promotor de justiça, Fernando de Paula Xavier, responsável pela 15ª Promotoria de Justiça de Foz do Iguaçu, na última quinta-feira (3).

Um dos objetivos foi defender o posicionamento do sindicato e apresentar as manifestações e denúncias dos profissionais da Educação, especialmente os professores de Língua Inglesa, ao promotor, no caso do recolhimento dos sete mil livros didáticos de Inglês que eram usados por alunos da rede pública municipal de Foz.

O Ministério Público já se manifestou na Ação Civil Pública ingressada pelo sindicato pedindo que o Município justifique e explique seu ato. O processo coletivo requer a devolução dos exemplares às unidades escolares, levando em conta os prejuízos pedagógicos e financeiro, ainda o constrangimento público a que os professores foram expostos a partir de alegações infundadas, reivindicando também a reparação por danos morais coletivos. A medida judicial coletiva está em tramitação e foi protocolada no dia 13 de junho.

Durante a reunião com o promotor, os representantes sindicais também abordaram outros assuntos que impactam diretamente o atendimento às crianças nas escolas e CMEIs do município, dialogaram sobre demandas que chegam ao Sinprefi pelos canais oficiais, bem como o orçamento da Educação municipal.