Na manhã desta terça-feira (10), representantes do SINPREFI estiveram em reunião promovida pelo Ministério Público do Trabalho e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) sobre o tema “Assédio Eleitoral”.
No encontro estiveram presentes: representantes do Ministério Público, uma Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes sindicais e representantes de candidatos, bem como membros da imprensa.
Os encontros estão sendo realizados em todo o estado do Paraná com o objetivo de esclarecer quais práticas constituem assédio eleitoral e a atuação das instituições durante o processo eleitoral de 2024.
A Campanha “O voto é seu e tem a sua identidade” lançada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou no mês passado e o último encontro no Paraná, será em Ponta Grossa, no final de setembro.
A realização dos encontros foi uma necessidade identificada pelo MPT-PR após a atuação institucional durante as eleições de 2022, quando as denúncias por assédio eleitoral no ambiente de trabalho bateram recordes em todo o país. O órgão registrou, até abril de 2023, 3.465 denúncias contra 2.467 empresas por todo o Brasil. O Paraná foi o terceiro estado do País e o primeiro do sul com maior número de casos de assédio eleitoral: foram 365 denúncias contra 230 empresas. Os dados constam do relatório de atividades da Coordenadoria Nacional da Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT sobre a atuação em casos de assédio eleitoral.