Nesta terça-feira (11), dirigentes do Sinprefi, o prefeito Joaquim Silva e Luna, a secretária de Administração (Larissa Ferreira), a secretária de Educação (Silvana Garcia) e representantes do departamento de Recursos Humanos da prefeitura se reuniram para esclarecer alguns pontos do Plano de Carreira da Educação que está sendo reestruturado.
Desde o início do ano (2025) ocorreram diversas assembleias e reuniões *entre os profissionais da Educação* para *revisar os termos e atualizar* o plano de carreira. Dentre os pontos analisados estão:
– aplicação do Piso Nacional na Carreira;
– melhora na referência inicial de alguns cargos;
– possibilidade de diminuição do interstício temporal entre as promoções;
– aumento das referências para formação;
– acabar com a diferença salarial entre professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil;
– criação do nível de mestrado e doutorado para secretários, doutorado para professores, dentre outras melhorias.
A secretária de Administração adiantou que estão sendo feitos os cálculos para prever o impacto financeiro que será gerado pela implantação das mudanças previstas. Segundo ela, os resultados deverão ser apresentados em 15 dias. Além disso, algumas alterações deverão ser implementadas ainda este ano, como melhoria da referência inicial para o cargo de merendeiros, correção dos valores de CHS, licença paternidade, licença para luto de 8 dias, fim do desconto da licença maternidade nos casos de estágio probatório. Essas propostas já estão em fase final de elaboração.
Sobre as faltas dos agentes de apoio durante a greve promovida pela categoria, o prefeito Silva e Luna autorizou a compensação desses dias descontados. Nos próximos dias a secretaria de Educação deverá enviar um calendário de reposição e, posteriormente, serão feitos os cálculos de ajuste da promoção de desempenho – que não havia sido concedida em razão da falta.
Daqui 15 dias, a secretária de Administração, Larissa Ferreira, irá se reunir novamente com o Sinprefi para *apresentar os cálculos relacionados ao Plano de Carreira da Educação* de forma detalhada.