“Novas reorganizações para não adoecer diante da pandemia” foi o assunto apresentado pela psicóloga Edna Azevedo, na noite da última sexta-feira (11). A atividade coletiva organizada pelo grupo de extensão: “Mediar, Educar, Ensinar, Cuidar e Imaginar a Infância”, em parceria com o SINPREFI, se desenvolveu pela plataforma Google Meet. Em torno de 40 participantes estiveram envolvidos.
A psicóloga Edna iniciou a conversa chamando os participantes a refletirem como estava a saúde mental deles antes da pandemia? Em seguida, contextualizou fazendo um resgate de fatos e relatos do cotidiano das pessoas durante esse “novo normal”. Edna enfatizou o quanto os problemas emocionais já existentes anteriormente à pandemia foram maximizados. E acrescentou a informação de artigos publicados recentemente sobre o aumento do uso de substâncias de diversos teores (bebidas alcoólicas, drogas, entorpecentes, medicamentos) durante a pandemia.
Viviane Jara Benitez, diretora de políticas sindicais do SINPREFI, e a presidente do sindicato, Marli Maraschin de Queiroz, participaram da atividade e compartilharam a realidade enfrentada pelos educadores. “Estão trabalhando o dobro e a cobrança da sociedade é muito grande em cima dos educadores”, disse Viviane.
Flávia Anastácio, professora do curso de Pedagogia da Unioeste/Foz e uma das mediadoras do curso de extensão, contribuiu: “Quem cuida dos cuidadores? Precisamos pensar neles. Olhar por eles. Ajudá-los!” Diante dessas e outras angústias apresentadas, a psicóloga compartilhou sugestões para reorganizar a rotina.
– Para quem tem filhos ou crianças no convívio, abuse das brincadeiras de roda, atividades ao ar livre, qualquer exercício que fuja das telas.
– Importante deixar claro para as crianças a situação atípica que estamos todos vivendo e com respostas claras. “Se a criança pede para ir a casa do amigo e não é permitido, por exemplo, deve-se explicar o porquê, contextualizando”.
– É importante estabelecer rotina para adultos e crianças, isso ajuda a diminuir a ansiedade.
– Sejam disciplinados, estabeleçam regras e horários para atividades profissionais.
– Aproveitem os momentos em família de forma prazerosa e saudável.
– Façam refeições juntos, sem smartphones.
– Cuidem-se, arrumem-se, mesmo estando em casa.
Para concluir, a psicóloga Edna enfatizou que estamos todos na mesma situação e é preciso manter a calma e passar por isso com menos interferências possíveis.
Após a fala da psicóloga, o debate entre os participantes do grupo continuou. Compartilharam situações reais, buscaram alternativas, apresentaram ideias.
A próxima atividade com a psicóloga Edna está agendada para o dia 25 de setembro. Inscreva-se pelo número (45) 99922-6097 (celular do SINPREFI) e acompanhe as informações pelas redes sociais do SINPREFI. Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *