Representantes do Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (SINPREFI) participaram, na manhã deste sábado (07), da Marcha pelas Mulheres, que reuniu centenas de pessoas no centro de Foz. A caminhada teve início por volta das 11h30, no Bosque Guarani, e terminou às 13h na Praça da Paz. Além do SINPREFI, outros sindicatos e movimentos sociais se mobilizaram.
Neste ano, a marcha teve como palavra de ordem a frase: “Resistimos para viver, marchamos para transformar!” e pautou a defesa de liberdades democráticas, do emprego, do trabalho decente e o fim da violência de gênero e do feminicídio.
A concentração da marcha foi no Bosque Guarani, a partir das 10h, momento em que a presidente do SINPREFI, Marli M. de Queiroz, declamou um poema de autoria própria que falava das definições da mulher. “Esse poema é para todas as mulheres corajosas que estão aqui, hoje, nessa luta”, disse ela. Viviane Jara (diretora de políticas sindicais) e Ivete Ana Frizon (diretora de previdência e aposentados) também participaram da marcha ao lado de filiados do sindicato.
Do Bosque Guarani, todos saíram em direção à Avenida Brasil, onde caminharam até a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu e terminaram a marcha na Praça da Paz. Mulheres, homens, crianças, todos envolvidos na caminhada com cartazes e faixas exclamando suas defesas. No trajeto, além de palavras de ordem, os participantes distribuíram panfletos informativos sobre as lutas pautadas. A marcha foi organizada pelo Coletivo 8 de Março de Foz, composto por sindicatos, entidades e movimentos sociais de Foz do Iguaçu.