Os profissionais decidiram aguardar o parecer técnico do Conselho Municipal de Educação, que retoma as atividades no dia 11 de fevereiro. O conselho é formado por representantes do poder público, dos profissionais da educação, de instituições educacionais e da comunidade

DESCONGELAMENTO DE DIREITOS REPRESADOS (Lei nº 226/2026)
A assessora jurídica do Sinprefi, dra. Solange Silva, esclareceu que essa lei prevê a retomada de progressões, promoções e avanços suspensos durante a pandemia, beneficiando tanto profissionais da ativa quanto aposentados. Segundo ela, já existem ações judiciais com decisões favoráveis.

REAJUSTE DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO
Profissionais são contra o pagamento do reajuste do piso como COMPLETIVO, que não incorpora o reajuste ao salário-base. O MEC acaba de fixar em 5,4% o reajuste do piso para 2026. Nenhum professor da rede pública, que atua nos períodos da manhã e tarde, pode receber menos de R$ 5.130,00. O Sinprefi vai iniciar campanha contra o completivo, convocando a participação de toda a categoria.

PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO
Na próxima assembleia será finalizada a criação de uma comissão composta por dois representantes de cada segmento da educação, que irá acompanhar os estudos e negociações sobre o tema.

ESTADO DE GREVE
O estado de greve está mantido, enquanto a categoria aguarda respostas da prefeitura às negociações em andamento. Um ofício pedindo reunião foi protocolado no dia 9 de janeiro e outro no dia 23.

MANIFESTAÇÃO NA TERÇA
Convocamos todos os profissionais a participarem do ato que faremos em frente à prefeitura na terça (3), das 11h30 às 13h. É uma forma de alertar a sociedade sobre o nosso descontentamento.

ATOS NAS ESCOLAS
A partir de quarta (4), ocorrerão mobilizações pacíficas e informativas nas unidades escolares, com faixas, cartazes informando a comunidade escolar sobre as pautas dos profissionais da educação. Os profissionais passam a vestir preto, como forma de protesto.

NOVA ASSEMBLEIA
Está pré-agendada para o dia 13 de fevereiro (pré-Carnaval) uma nova Assembleia Geral para analisar se houve entendimento com a prefeitura ou definir se será deflagrada greve após o feriadão.