Os dirigentes do Sinprefi participaram, na manhã de hoje (19), da audiência pública realizada na Câmara de Vereadores para discutir dois instrumentos fundamentais para o planejamento financeiro do município: o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
A audiência tem caráter público e participativo, permitindo que a comunidade acompanhe e contribua para as decisões que orientarão os próximos passos da gestão municipal.
A presidente do Sinprefi, Viviane Dotto, cobrou da gestão municipal a inclusão, no orçamento, da reposição salarial dos servidores da Educação, cuja defasagem chega a cerca de 10%. Ela também questionou a premiação do IDEB, destacando irregularidades no decreto e a ausência de acordo das metas propostas com os servidores. Além de que, no projeto apresentado na Câmara de Vereadores, não constam os valores destinados às unidades que eventualmente atingirem os índices estabelecidos.
Viviane reforçou que a valorização dos profissionais da educação precisa ocorrer via salário, garantindo reflexos reais na vida funcional do servidor, como terço de férias, décimo terceiro, quinquênio/decênio e aposentadoria. Também defendeu a aprovação da reformulação do Plano de Carreira dos Professores e Secretários, com a inclusão de motoristas do transporte escolar, psicólogos escolares, intérpretes de Libras e merendeiras.
A proposta orçamentária destinada à Secretaria da Educação é de R$ 494.459.968,00.