Os profissionais da Educação da rede pública municipal de Foz fizeram hoje (10) um protesto pacífico e silencioso durante o desfile em comemoração aos 111 anos de Foz do Iguaçu. Eles usaram roupas pretas, faixas pretas nos braços e nariz de palhaço para simbolizar a insatisfação da categoria em relação à valorização profissional e ao ato arbitrário de recolhimento de livros de Inglês, por parte da Secretaria Municipal da Educação, depois de uma intepretação tendenciosa do conteúdo.
“De domingo para segunda resolveram recolher os livros didáticos dos professores, sem consultar os profissionais. Para piorar, a prefeitura acaba de anunciar prêmio para o Ideb, sendo que os professores estão com defasagem salarial de mais de 10%. Qual é o nosso posicionamento: que a prefeitura use esse dinheiro para pagar a defasagem salarial, beneficiando a todos,” sustenta o secretário-geral do Sinprefi, Lucas Fávero.
O Sinprefi defende que se esses prêmios, que agora irão até R$ 8 mil reais, sejam usados para cumprir as definições salariais que estão dispostas em lei. Se esses valores forem incorporados ao salário-base, serão incorporados à aposentadoria, significando um verdadeiro e digno avanço de carreira, não uma premiação momentânea.