NOTA DE REPÚDIO DA FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA-FOZ DO IGUAÇU, SOBRE O RECOLHIMENTO DE LIVROS DIDÁTICOS DE INGLES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Federação Brasil da Esperança-FI vem a público manifestar seu REPÚDIO em relação ao ocorrido nos últimos dias em Foz do Iguaçu, no que diz respeito ao recolhimento dos livros didáticos de Inglês utilizados na Rede Municipal de Ensino deste município.

A decisão de recolha dos livros ocorreu sem nenhuma consulta aos órgãos normativos do Sistema Municipal de Educação e sem nenhum diálogo comas entidades representativas dos profissionais da educação e tampouco com especialistas na área.

Essa medida intempestiva, somada aos vídeos de dois vereadores, a partir de suas próprias interpretações da situação, desencadeou uma onda de ataques às docentes e aos docentes da rede municipal de ensino, totalmente descabida.

A Secretaria de Educação promove assim, o desencadeamento de um processo de violência verbal e mesmo ameaças contra seus funcionários, aumentando a onda de intolerância, atitude esta vinda de quem deveria colaborar para a pacificação social. Pessoas tem atacado as docentes e os docentes em suas redes sociais, destilando ódio contra estes, fatores que podem desencadear inclusive episódio de violência extrema nos ambientes escolares. Concordando com o Sinprefi em sua nota: “O município sempre teve uma educação de referência nacional, desenvolvida por profissionais extremamente capacitados. Não podemos cair em armadilhas de interpretações completamente fora do contexto e transformar a Educação de Foz em uma subserviência de determinados grupos políticos, nem aceitar que a SMED compactue com essas práticas.”

Aguardamos a auto-crítca da Secretaria de Educação, em uma atitude que demonstre boa vontade em reverter o estado de coisas desencadeado. Esperamos uma atitude democrática e coletiva de quem tem a função de reequilibrar essa situação.