SINPREFI COMPARTILHA: Como não temos a função de pôr panos quentes em assuntos tão delicados, precisamos falar do rateio do FUNDEB da forma correta.

70% das verbas do Fundo devem ser utilizadas para o pagamento dos profissionais de educação. Os outros 30% podem ter outra destinação, mas sempre atrelada à Educação.

Barramos já na primeira dificuldade: quem garante que as verbas advindas do FUNDEB são realmente utilizadas para a Educação? O seu gestor dá transparência a essas contas? Receio que não.
Se considerarmos que está tudo correto, os 70% devem servir para dar suporte ao pagamento de salários dos profissionais de educação. Entenda: DAR SUPORTE.

É mentira que os salários dos professores devem ser pagos apenas com verbas do FUNDEB! Existe destinação de impostos para isso (tema para outra postagem).

Vamos imaginar que a professora receba $3000 de rateio. Se dividirmos por 12 dá $250. São $250 reais que deveriam estar no contracheque da professora somando para vantagens remuneratórias e aposentadoria. Todo esse valor vai fazer falta lá na frente!

Assim o fundo municipal economiza e o gestor ainda fica por cima por fornecer um dinheirinho para os professores.

Vai continuar caindo nessa?

Vamos debater sobre esse tema?

Confira mais em: https://www.instagram.com/p/DDk0b2rJhw_/?utm_source=ig_web_copy_link