ASSEMBLEIA GERAL REÚNE SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE FOZ
O Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (Sinprefi) e o Sindicato dos Servidores do Município de Foz do Iguaçu (Sismufi) convocaram os servidores para Assembleia Geral para tratar de pautas conjuntas. A Assembleia foi realizada na Escola Municipal Ponte da Amizade, na noite da última terça-feira (28).
A pauta do vale-alimentação foi votada e a deliberação indicou a aceitação do pagamento do vale-alimentação na folha de pagamento até que seja concluído os processos de implantação/licitação do cartão para os servidores que recebem até R$ 5.500,00O de salário base. O vale é para todos os servidores do município.
Das pautas em discussão, a questão previdenciária foi a que rendeu mais debate. Isso porque a prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei complementar, que solicita alteração na lei referente aos repasses do Aporte para cobertura do déficit atuarial nos exercícios de 2023 e 2024. Segundo falas apresentadas na assembleia, a FozPrev foi contra a proposta, porque ocasionará prejuízos financeiros à Autarquia.
Darlei Finkler, diretor de gestão orçamentária da Secretaria da Fazenda de Foz, esteve na Assembleia dos sindicatos. Darlei apresentou um quadro de projeção dos repasses do município com a previdência e a estimativa para 2024. Além dele, membros do conselho fiscal da Foz Previdência estavam participando e fizeram esclarecimentos sobre o assunto.
O secretário do Sinprefi, Lucas Fávero e o presidente do Sismufi, Aldevir Hanke, comentaram que os dirigentes sindicais irão em busca de esclarecimentos, na Foz Previdência e na Câmara de Vereadores, sobre o projeto enviado.
Após os debates em conjunto com os demais servidores do município, os dirigentes do Sinprefi deram continuidade à assembleia com pauta específica da educação: a atualização do Estatuto do Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu.
Foram repassados todos os itens do Estatuto juntamente com os sindicalizados. As votações foram todas favoráveis às mudanças e atualizações. O tema com maior alteração foi o processo eleitoral do sindicato. A partir da deliberação, o documento será registrado em cartório e no Ministério do Trabalho.
O novo Estatuto será publicado em breve no site do sindicato.